-
Arquitetos: Tadu Arquitetura
- Área: 1350 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:André Klotz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Villa Mandí é um hotel boutique com apenas 7 quartos, localizado à beira mar na pequena vila de Jericoacoara ao norte do Ceará. A abordagem do projeto de interiores sugere a experiência de hospedagem conectada à natureza e cultura regional. Além de aproximar paisagem e espaços internos, o hotel dispõe de experiências gastronômicas inspiradas na culinária local. O estereótipo de hospedagem tradicional dá lugar à ambiência acolhedora e genuína do “pé na areia”.
Cores, texturas e materiais são inspirados por traços da arquitetura caiçara. Tons arenosos e madeira foram adotados para favorecer a relação estética entre paisagem natural e edificação. Para maior ressonância entre os ambientes da casa e a cultura local, boa parte dos artesanatos e acessórios foi garimpada em diferentes regiões do Nordeste. Desta forma, o visitante é capaz de observar, vivenciar e se aproximar da riqueza cultural desta região do Brasil.
É possível observar que a Villa foi pensada a partir da relevância das condições ambientais e geográficas do terreno. Compreender aspectos da insolação, correntes de ar e intempéries, em biomas com caraterísticas singulares como o de Jericoacoara, se torna relevante para o desenvolvimento deste tipo de projeto. Fortes ventos atingem a edificação durante boa parte do dia. Em função disto, a disposição dos mobiliários foi pensada para promover experiencias distintas no interior do hotel. Há espaços mais protegidos dos ventos e da insolação, mais abrigados ou mais limítrofes ao entorno da casa. Além das variações dos usos dos espaços, esquadrias foram pensadas para controle de luz e vento, possibilitando maior ou menor integração entre interior e exterior. Mar e natureza estão amplamente ligados aos ambientes da casa. A disposição dos cômodos foi planejada para preservar a conexão visual entre espaços internos, natureza e a praia.
Portanto, é possível observar que o projeto arquitetônico de interior foi pensado para amplificar a conexão entre o edifício, cultura local e meio ambiente.